Incorporar pesquisa de mercado como uma ferramenta estratégica é uma decisão muito acertada, pois pode gerar insights valiosos para o direcionamento do negócio, e ajudar a trilhar um caminho mais certeiro a ser seguido. Mas para garantir que este processo seja de fato completo e traga os frutos desejados, é preciso respeitar as etapas necessárias para a geração de dados relevantes.
A seguir vamos detalhar algumas etapas essenciais que devem fazer parte do planejamento e da execução de um projeto de pesquisa de mercado.
BRIEFING
É o começo de tudo. E um briefing bem feito garante que a proposta que o instituto desenhar esteja completamente aderente às necessidades de informação da empresa.
Dedicar tempo para escrever um briefing completo pode economizar muito tempo mais pra frente no processo, pois nele estarão documentados todos os detalhes que envolvem o projeto. A tarefa de escrever um briefing não deve intimidar ninguém. É apenas um documento que precisa ser preenchido com detalhes sobre:
Background ou Contexto, Desafio Atual, Objetivo da Pesquisa, Perguntas essenciais de serem respondidas, Padrão de Ação (Qual a decisão que será tomada com os dado?) e Prazo.
É opcional colocar uma sugestão de Praça e Amostra para a realização do estudo, e também apontar a verba disponível para o estudo. Sabemos que compartilhar esta última informação é um pouco taboo, mas quando se trata de pesquisa, existem maneiras de fazer estudos mais robustos ou mais otimizados, e ter uma idéia da verba disponível ajudo o instituto a direcionar melhor a proposta, economizando tempo dos dois lados.
Idealmente, fazer uma reunião de briefing também é importante, para sanar dúvidas e já levantar discussões que vão fazer com que a proposta e a estrutura da análise sejam mais certeiras.
Para mais dicas de como fazer um bom briefing, leia nosso artigo completo.
REUNIÕES DE KICK OFF E PONTOS DE CONTATO
Durante a realização do projeto, é muito importante que o cliente esteja envolvido nas etapas, e acompanhe a evolução de cada passo. Após a aprovação do projeto deve ser feita uma reunião de kick off, para alinhamento de expectativas, e definição de prazos.
No decorrer do projeto, conforme as etapas forem se concluindo, é essencial ter breves pontos de contato com a equipe para que se compartilhe não somente o status, mas para que o trabalho esteja sempre direcionado à expectativa e necessidade do cliente.
INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS E PESQUISAS ANTERIORES
Antes de ir a campo captar novas informações, percepções, e gerar novos dados, é prudente que se analisem dados disponíveis, estudos antigos, ou qualquer outra informação já disponível na empresa.
Toda empresa gera dados de algum tipo, e analisá-los antes de iniciar a pesquisa é imprescindível para que se garanta que a pesquisa realizada traga informações relevantes, levando em consideração o conhecimento prévio existente na empresa.
Esse processo vai fazer com que a pesquisa seja mais direcionada, mais relevante e traga insights mais acionáveis para o negócio como um todo.
CONVERSA COM TIME E STAKEHOLDERS
Seguindo a linha de raciocínio da etapa anterior, conversar com as pessoas que de fato usarão o dado a ser gerado na pesquisa, vai auxiliar não somente no direcionamento do trabalho, mas também vai reunir o conhecimento prévio existente, enriquecendo o processo como um todo.
É muito comum que os dados de uma pesquisa surpreendam, e quebrem pré-concepções que limitam a percepção das oportunidades que um negócio tem, para o seu desenvolvimento. Por isso, conhecer estas ideias pré existentes, vai ajudar o instituto a investigá-las e analisá-las na pesquisa, trazendo as respostas que irão confirmar ou destruir preconceitos, abrindo a mente da equipe.
Esta etapa também tem o papel de engajar mais pessoas da empresa com o projeto, gerando a curiosidade pelos insights que serão produzidos, e aumentando a relevância da pesquisa para o negócio.
APRESENTAÇÃO PRÉVIA
Antes da apresentação final, é recomendado que o instituto faça uma pré-apresentação para as pessoas da empresa cliente que mais se envolveram no processo da pesquisa. Esse é o momento de compartilhar os insights e as linhas de raciocínio usadas para chegar até eles.
É um fórum mais informal, onde a equipe da empresa vai tirar algumas dúvidas e pedir os ajustes necessários para garantir que a apresentação final seja um sucesso!
APRESENTAÇÃO FINAL E CONCLUSÃO
A apresentação final deve acontecer para o fórum de pessoas para as quais o dado gerado na pesquisa é, de fato, relevante. Uma reunião cheia muitas vezes não é uma reunião produtiva. Por isso é essencial garantir que o público presente se mantenha engajado com o conteúdo que está sendo compartilhado. É importante revisitar o material coletado no briefing e nas conversas com a equipe, para trazer as informações mais relevantes para este momento, e posteriormente compartilhar o material de backup mais completo, com os dados mais detalhados, que podem ser úteis para consulta posterior.
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