O mercado de consumo está, mais do que nunca, saturado de produtos, soluções e inovações para o consumidor. Diariamente somos impactados por milhares de marcas e produtos que podem suprir a uma necessidade não atendida, ou substituir algo que já utilizamos atualmente. São ofertas e mais ofertas que pulam na nossa frente, invadem o nosso feed das redes sociais e nos deixam cada vez mais confusos e cheios de opções.

Em um cenário como este, os esforços para construir uma marca forte e competitiva devem ser feitos com muito cuidado e atenção aos detalhes. A consistência do que a marca faz em cada ponto de contato com o cliente, e as mensagens que ela transmite vão ocupando espaço no imaginário do consumidor e no mercado competitivo e construindo o seu posicionamento. O resultado de todo este trabalho, além de fatores de mercado como distribuição, vendas e retorno financeiro, fazem a construção do Valor da Marca, chamado Brand Equity.

O Brand Equity traduz todo o potencial que uma marca tem de impactar seu mercado competitivo e de influenciar seu público alvo. É um indicativo também do potencial de sucesso e retorno que novas iniciativas, inovações e próximos passos podem ter. Construir um posicionamento de marca forte e consistente demanda muita atenção, cuidado com detalhes e direcionamento correto de recursos. É investida muita energia e dinheiro para garantir que todos os pontos de contato com o cliente sejam consistentes com os atributos e mensagens que a marca quer transmitir e incorporar em seu imaginário. Mas como saber se todo este esforço está de fato trazendo resultado e construindo no mercado a imagem de marca e o posicionamento desejado? Ou ainda, como saber a força do posicionamento dos concorrentes e o meu potencial em relação a eles?

Pesquisas de Brand Tracking são o melhor caminho para entender, mensurar e acompanhar a evolução da imagem própria e da concorrência. Elas trazem aprendizados que direcionam os esforços do time da marca, mostrando as fortalezas e oportunidades existentes no desenvolvimento de atributos de imagem e engajamento do cliente em relação ao mercado competitivo como um todo.

Investir em pesquisas de Brand Tracking é tão importante quanto o investimento feito para a construção dos outros pontos de contato com o consumidor. É o trabalho que transforma a estratégia de branding em um processo Data Driven, ou seja, pautado por dados e percepções reais do consumidor, e portanto, tende a trazer resultados mais efetivos.

Na IMO Insights acreditamos que é possível fazer Brand Tracking para os mais variados tipos de marcas e negócios. Desde marcas multinacionais de bens de consumo, a perfis de influenciadores, passando por diversos tipos de produtos e serviços, sempre existe uma maneira de encontrar o público alvo em questão, e junto a ele monitorar o mercado.

Aqui estão alguns pontos essenciais na hora de estruturar o Brand Tracking da sua marca:

1 – Amostra Não Enviesada

A amostra de respondentes de todas as etapas de pesquisa deve sempre ser montada para representar a totalidade do público alvo, sejam eles clientes atuais ou não. Como o objetivo é ter uma visão clara do posicionamento da marca e seu mercado competitivo, se forem considerados apenas clientes atuais, em muitos casos, existe o risco dos respondentes favorecerem a marca nas respostas. Isso pode gerar uma distorção de resultado que não dá ao time tanta visibilidade das fraquezas e pontos de desenvolvimento a serem endereçados, nem da força real da concorrência e ameaças atuais.

Em marcas que trabalham com nichos muito específicos, a montagem da amostra é mais desafiadora e exige soluções criativas. Já em marcas que têm um público muito vasto, o desafio é garantir a estratificação correta para que o resultado final represente estatisticamente os respondentes.

É muito importante que o processo de montagem do Brand Tracking seja feito por especialistas em pesquisa de mercado. Eles vão garantir que a amostra esteja montada de maneira a dar o grau de confiança desejado ao dado, assegurando que em todas as vezes que a pesquisa for aplicada ao longo do tempo, os resultados possam ser comparáveis para o real monitoramento da evolução dos indicadores.

2 – Conversa com Clientes e Stakeholders

Antes da etapa quantitativa, de mensuração de fato, é muito importante conversar tanto com pessoas do público alvo da marca, sejam elas clientes atuais ou não, como com membros da equipe e profissionais de interesse que possam ser formadores de opinião para o segmento.

Esse passo é importantíssimo, para que sejam levantadas as hipóteses que depois serão mensuradas na aplicação do questionário. Os aprendizados desta etapa vão ajudar a direcionar quais os principais indicadores a serem mensurados na fase quantitativa, bem como vão levantar questões relativas à fortalezas e pontos de atenção da marca que precisam ser verificados.

3 – Definição de Atributos e Indicadores

Para acompanhar a evolução da marca, é preciso definir os indicadores que serão monitorados ao longo do tempo. Por isso é imprescindível que no setup do projeto sejam listados com muito cuidado os atributos e principais pontos a serem mensurados.

O questionário de Brand Tracking pode até sofrer poucas alterações ao longo do tempo, mas o ideal é que algumas questões e atributos de marca e categoria continuem sempre os mesmos, para que a comparação dos dados ao longo do tempo seja viável, dando a real noção de evolução.

É um trabalho a quatro mãos, entre o instituto e o time da marca, que precisa aprovar o questionário, e estar totalmente seguro e confortável com o que está sendo estimulado ao público.

O cuidado com estes pontos acima é o que vai garantir a qualidade dos dados obtidos no Brand Tracking, fazendo com que ele reflita de maneira confiável o impacto das movimentações das marcas do mercado competitivo em questão.

Sabemos que em muitos casos a empresa reconhece a importância de se fazer este tipo de projeto, mas considera o custo inacessível e inviável. Na Imo Insights acreditamos que as empresas de todos os portes devem ter a possibilidade de transformar sua tomada de decisão em DATA DRIVEN, e por isso customizamos cada projeto, para que ele traga os dados e insights necessários, dentro da realidade de verba de cada empresa.

Entre em contato conosco para conhecermos melhor as suas necessidades e montarmos juntos uma proposta que funcione para você!

Pesquisar